Início

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Hipertrofia - Tecido Adiposo

Após entendermos todos os processos que envolvem este tema tão complexo, iremos falar sobre o aumento do tecido adiposo e seu mecanismo de ação.
O corpo humano utiliza a gordura (lipídios) para inúmeros processos corporais, que vão desde isolante térmico ate processos como produção hormonal, a gordura é uma peça fundamental para a máquina humana. Para entender melhor como funciona esse processo vamos do começo, e esse começo é na infância, onde o corpo humano começa a produzir as células de gorduras (adipócitos) na primeira infância, que é de zero a dois anos de idade, estas células que irão compor o tecido adiposo, por isso uma criança obesa tem a tendência grande de se tornar um adulto obeso. Após a formação dessas células o corpo ficara mais suscetível a engordar ou não dependendo do número de células produzidas nesta fase, o local onde as células se depositam varia de pessoa para pessoa e isso determina onde a pessoa terá a famosa "gordura localizada", o lugar mais comum para esses depósitos são na região abdominal, pois é o local onde esta concentrada a maioria dos órgãos. Todas as células corporais são revertidas por uma proteção lipídica, seja ela menor ou maior. 
Sem a gordura a maioria, se não todos os processos corporais seriam impossíveis de ser realizado, o corpo usa a gordura com substrato energético, e o processo para sua utilização é considerado o mais limpo e fácil, isso também ocorre para sua estocagem, o corpo é muito eficiente em armazenar gordura, por isso é tão fácil hipertrofiar esse tecido, pois o corpo tende a armazenar a maioria dos macro nutrientes que ingere, seja no tecido adiposo, tecido muscular ou em forma de glicogênio, estes estoques são feitos para eventuais períodos de falta de ingestão de substratos. 
O processo de armazenagem de gordura se da em maior quantidade por sedentarismo, pois o corpo é uma máquina perfeita e armazena apenas o que precisa para sua sobrevivência, como isso funciona? Se um indivíduo realiza atividades e exercícios freqüentemente o corpo irá armazenar energia em forma de proteína e glicogênio, pois irá precisar para realização das atividades propostas. Esse tipo de armazenagem de energia gera um custo energético maior para o corpo, sendo assim um sedentário irá armazenar energia apenas na forma de gordura que é um processo muito mais fácil para o corpo fazendo com que o gasto calórico seja muito menor durante sua vida.

Chegamos ao final da série "HIPERTROFIA", qualquer dúvida a qual não tenha surgido ou mesmo que não tenha sido esclarecida nesta e nas matérias anteriores, estarei a inteira disposição de todos.

Prof. Claudio Sofredini

Nenhum comentário:

Postar um comentário