Início

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Chá Verde para Emagrecer

Chá Verde para a perca de peso e qualidade de vida.


]
 Alguns dos principais beneficios do uso do chá verde  são: desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e queima gordura. O chá verde é o chá mais discutido e comentado atualmente são muitos os beneficios do chá para uma boaqualidade de vida. Saiba então como adicionalo ao seu cardapio ao seu dia dia para tirar todo proveito desta bebida milenar e fabulosa.
O chá verde como a maioria dos chás não tem um sabor delicioso mais é toleravel medindo o seu custo beneficio, vale o sacrificio. Um de seus principais beneficios está na capacidade de acelerar o metabolismo e ajudar no combate as gorduras. Foi comprovado cientificamente. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá-verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde desintoxica o orgânismo e facilita a digestão”, varios nutricionistas adptos da fitoterapia recomendam a adição do chá verde a suas dietas, no minímo quatro xícaras ao dia o ideal é de 6 a 8, dependendo do peso.

Chá Verde Emagrece mesmo

Com chá verde emagrecer é apenas um dos varios beneficios que está bebida traz a nosso orgânismo. Estudos realizados em conceituados centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostram que traz beneficios até mesmo para a qualidade de nossa pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces. Outra pesquisa, dessa vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”. Um teste de laboratório mostrou mais um efeito benéfico do chá-verde: a melhora da memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no inicio.

Dicas para facilitar o uso do chá verde

Para deixar o chá-verde mais gostoso, coloque nossas dicas em prática:
  1. Na hora de fazer o chá-verde, não exagere na dose da erva. Use 1 colher de sopa rasa para 1 litro de água – fica menos amargo. Então conforme você acostuma com o saber do chá vai e aumenta para duas colheres.
  2. Fazer o chá-verde com a adição de algum outro chá como  erva-cidreira, hortelã, erva-doce, pode ajudar a melhorar o sabor da bebida facilitando a ingestão. Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra maneira para deixar o chá mais gostoso. Ou, ainda, adicione algumas gotas de limão no chá e pronto.
  3. Beber o chá em jejum é muito sacrifício? Troque de horário. Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. Ou seja, evite tomar o chá de estômago vazio ou muito cheio, baixando o risco de sentir enjoo ou azia.
  4. Você está tomando algum remédio para emagrecer ou algum outro mal? Não beba o chá sem antes consultar seu médico.

Chá verde como fazer corretamente

É muito fácil fazer o chá-verde, mas há alguns segredos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: adicione a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopas razas para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher raza, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

 

dúvidas sobre as contra-indicações e os efeitos colaterais do chá verde


Qual o jeito certo de preparar?
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

E a medida ideal da erva e da água?
O ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá.

Dá para deixar o chá verde mais gostoso?
Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis (nome científico da erva). Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Existe algum segredo para armazenar a erva?

Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.

Quantas xícaras de chá devo beber por dia para emagrecer?
De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, beba no máximo 1,5 litro. Em grande quantidade, a erva pode causar diurese.

Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá?

Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado –, desde que tenha sido feito da maneira adequada. Se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.

Posso adoçar o chá verde?

Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.

O chá de saquinho funciona?
Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático.

Na minha cidade só tem o chá em sachê. O que devo fazer?
Nesse caso, escolha um produto que traga no rótulo a informação de que a planta usada é a Camellia sinensis.

Dá para fazer o chá horas antes de consumi-lo?
O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.

Qual o melhor horário para tomar os chás?
Entre as refeições. Nesse período, ele reduz o apetite.

Posso tomar cápsula no lugar do chá?
Diferentemente do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.

O chá-preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde?

Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá-preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá- preto. O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.

O chá que é vendido pronto tem o mesmo efeito?
Não. O chá verde pronto para beber não apresenta quantidade suficiente de fitoquímicos para o emagrecimento.

Posso substituir a água diária pelo chá verde?
Não, a água é insubstituível. O chá verde não tem o papel de hidratação e é diurético.

É verdade que o leite corta algumas das propriedade do chá verde?
Sim. O leite e os derivados cortam as propriedades do chá. Não consumo os dois em uma mesma refeição. Por exemplo, um sanduíche com queijo não é bem-vindo com o chá verde.

Posso tomar o chá verde no chimarrão, substituindo o mate?

Sim. Tome juntamente com o mate.

Tem alguma contra-indicação?
Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento, é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.

Quando tomo o chá verde no jantar, não consigo ter uma boa noite de sono. Por quê?
O chá verde altera o ciclo de sono e desperta a maioria das pessoas, pois ele contém cafeína. Se a bebida está prejudicando o seu sono, evite tomar no horário noturno.

Ele pode contribuir para o escurecimento dos dentes?

Não. A quantidade de cafeína presente, causadora desse tipo de problema, é baixa.

Estou amamentando, posso tomar o chá verde?
O chá não deve ser consumido por gestante ou por quem está amamentado. A erva altera o comportamento do bebê, deixando-o muito agitado. Em grande quantidade, o chá também pode provocar perda de ferro e causar anemia.

Quando tomo o chá, me sinto fraca, enjoada e com náuseas! Gostaria de saber se isso é normal?
Não. Consulte um especialista.

Ele pode provocar perda de potássio ou outros minerais?
Sim. Isso acontece porque ele aumenta muito o volume urinário. Mas, se você ficar em até quatro xícaras, a perda é mínima e não provoca prejuízos à saúde.

Eu tomo anticoncepcional e comecei a tomar chá verde. Tem algum problema?
Não. Ele não prejudica o efeito do seu remédio.

Analise: Revista Boa forma por Deise Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário